Gastronomia das Ilhas

EDIÇÕES ANTERIORES

Gastronomia das Ilhas

Edições Anteriores

A gastronomia paraense é reconhecida nacional e internacionalmente, possui uma das bases culinárias mais tradicionais do Brasil, com influências portuguesa, indígena e africana. Por conta dessas expertises, em 2015, Belém recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco, tornando-se referência mundial em gastronomia e passando a integrar uma rede de cidades que buscam se desenvolver de forma sustentável e justa, o que requer a promoção de atividades com vistas à manutenção de tal título.

Para fazer jus a este padrão único, exótico e diferencial de sabores e insumos a Codem vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos o Festival Gastronomia das Ilha como requisito importante para a manutenção desse selo tão importante e ao mesmo tempo de políticas públicas de fomento a gastronomia e turismo, alinhados à sustentabilidade e cultura regional.

O Festival Gastronomia das Ilhas foi realizado pela primeira vez na atual gestão municipal de Belém nos dias 23 e 24 de outubro de 2021, na ilha do Combu. Foi organizado pela Diretoria de Desenvolvimento e Negócios (DDN) da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), em parceria com a Belémtur e Universidade da Amazônia (Unama) e reuniu 12 restaurantes localizados à margem do rio Guamá, em frente à capital paraense.

Veja os restaurantes participantes das edições anteriores: